Fórum Brasfoot World Line
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[PITSTOP] #5 - segurança na NASCAR

Ir para baixo

[PITSTOP] #5 - segurança na NASCAR Empty [PITSTOP] #5 - segurança na NASCAR

Mensagem por Chad Qui Ago 08, 2013 10:07 pm

Estou de volta gente! Hoje iremos falar sobre algo que pode ser interessante para alguns: esquemas de segurança na NASCAR.

Pra quem é fã de NASCAR, certamente já viu algum acidente muito forte ou um big-one, certo? Os carros parecem indestrutíveis... mas porque isso ocorre? A categoria, como sempre, escuta as opiniões dos pilotos, pit crew e spotters para deixar a categoria mais competitiva, atraente e segura. Além de aprender com os erros assim como qualquer outra categoria...

Certamente não é fácil você dirigir um carro de 750 cavalos e 1,5 toneladas que pode atingir mais de 290 km/h sem vácuo, mas muitos adorariam estar dentro de um (vide o RPDE). Porém poucos gostariam estar dentro de uma "banheira" num acidente em uma curva com a inclinação de Talladega. Enquanto um carro de passeio bate a 56 km/h, air-bags e cintos de segurança protegem o motorista. Mas quando o stock car da NASCAR bate a 290 km/h a energia, obviamente, se multiplica, ao carro e ao piloto. Mas o que faz com que na maioria dos casos o piloto saia sem NENHUM arranhão de lá?

Placas restritoras:

Esta peça foi implementada com a ideia de limitar a velocidade em superspeedways como Daytona e Talladega, além de alguns circuitos menores como New Hampshire.

Banco:

[PITSTOP] #5 - segurança na NASCAR Nascar-seat

Tem como funções manter o piloto dentro da gaiola de proteção do carro, proteger o piloto com contato a qualquer objeto rígido durante um acidente e absorver parte da energia de uma colisão. Em formato de concha, é fixado na gaiola de proteção e envolve a caixa torácica do piloto.

Cintos de segurança:

Projetados para prender o piloto no banco, são de cinco pontos (dois descem do ombro para baixo, dois envolvem a cintura e um sobe entre as pernas). Os segmentos dele são feitos de náilon grosso e acolchoado, sendo muito mais resistentes que os normais.

Head and neck support:

Também conhecido por HANS, passou a ser obrigatório na NASCAR após a morte de Dale Earnhardt Senior em 2001. Tem como objetivo impedir mortes por traumas na cabeça e pescoço.

Redes de janela:

[PITSTOP] #5 - segurança na NASCAR Nascar-net

Cobertas por uma malha de náilon, ajuda a impedir que os braços dos pilotos saiam para fora do carro. A G-force nos acidentes é tão grande a ponto dos pilotos não conseguir controlar o movimento dos braços.

Flaps:

[PITSTOP] #5 - segurança na NASCAR Nascar-flaps

Utilizados desde 1994, servem como uma "contenção" para fazer com que o carro não voe após rodar em alta velocidade a um ângulo acima de 140º. Permitindo que os carros não voem, faz com que os pneus reduzam a velocidade do bólido.

Para-brisa:

São feitos de Lexan, o mesmo material usado em campos de combate. Sendo muito forte e muito macio, faz com que quando um objeto o atinja, o vidro não quebre; mas sim trinque, amasse ou fique preso nele.
Como facilmente risca, as equipes colocam um filme adesivo nele, mais resistente que o próprio.

Tanques de combustível:

Possuindo capacidade para armazenar 83,2 litros, possui uma camada externa de aço e uma interna de plástico duro. Está na parte traseira do carro e está presa por quatro prendedores para que não solte durante um acidente. Sempre tem uma espuma, reduzindo a chance de explosão.

Capacete:

Projetado pra dissipar a energia do impacto durante um acidente, são compostos por três partes e itens obrigatórios em qualquer sub-categoria da NASCAR. A viseira também é feita de Lexan, sendo a prova de balas.

Trajes resistentes ao fogo:

[PITSTOP] #5 - segurança na NASCAR Nascar-suit

Embora pareça uma roupa de propaganda, é resistente ao fogo, além de proteger pilotos e pit crew em incêndios.

Soft walls:

São normalmente construídos com um tipo de material que absorve os impactos dos carros, sendo como se fosse uma "espuma". Tem como pretensão substituir os muros de concretos. É criticado por algumas pessoas por fazer com que o carro volte a pista após o impacto.

O resultado de tudo isso? É o que você vê no vídeo abaixo:



Enjoy! Até a próxima!
Chad
Chad
Coordenador
Coordenador

Mensagens : 635
Data de inscrição : 11/02/2013
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos