Calendário Esportivo

Ir em baixo

Calendário Esportivo

Mensagem por Convidado em Sex Out 17, 2014 1:24 pm

Pra quem achou que fosse falar do calendário do Seninha, sinto muito, mas não será dessa vez, porém pensarei com carinho a respeito.

É sobre o vigente calendário no futebol, caros pupilos!
Não irei entrar tanto nos detalhes, apesar de já tê-los organizados, assim simplificarei o calendário esportivo que poderia ser o nosso.

Temos 3 principais fontes de renda num clube: cotas televisivas, patrocínios e renda dos ingressos. Outra significativa é a do sócio torcedor.

Como não há equilíbrio financeiro nos clubes do Brasil, o calendário atual é bastante complicado.

Por isso mesmo, a seguir, proponho um calendário pra CBF adotar, remodelando o atual:



2 divisões nacionais. Tendo 20 clubes cada. 4 vagas para o acesso e para o rebaixamento. 38 jogos, somados os do turno e do returno.

27 divisões regionais.
Com variantes de participantes em cada regional. No máximo 20. Acesso váriavel para a série A do regional caso caia da série B 1 (ou mais) time para o regional da série A.

Cada campeão tem direito a uma vaga aos play-off's com os outros vencedores doutros regionais, e assim se classificam os 4 semi-finalistas para a série B do nacional.

Copa Nacional com 67 times. Todos da série A e B, mais os vencedores das Copas Regionais do ano anterior.
Há disputas preliminares entre os piores rankeados das copas regionais para se decidir os 64 times. Jogos de ida-e-volta. Vale o gol fora de casa como critério de desempate.

Copa Regional: com n° váriavel de times. No máximo 32.

Libertadores: 4 vagas: 3 melhores colocados na série A e vencedor da copa nacional. Sem pré-fase na Libertadores.

Sul-Americana: do 5° ao 8° colocado na série A. 32 times ao todo (mesmo esquema da Libertadores).

Recopa Sul-Americana e Mundial Interclubes: fica como estão.

Pelo que viram, teríamos muito mais organização, sem modificar tanto a estrutura. O motivo de 20 equipes e apenas 2 séries nacionais é que nenhum país no mundo tem 40 equipes ou mais no mesmo nível. Sob certo aspecto os regionais ficariam mais fortalecidos e com calendário simultâneo ao do nacional.

Então como exemplos temos:

Flamengo: 5° colocado na série A do ano x.
No ano seguinte jogaria:

série A, Sul-Americana, e copa nacional.

Coritiba: 1° colocado na série A do ano y.
No ano seguinte jogaria:

série A, Libertadores, e Copa Nacional.

Basicamente seria isso. Apesar de ainda haver campeonatos que se cruzam entre meio da semana e final de semana, fica mais leve dessa forma no ano como um todo. No Bf o calendário é bacana pois começa o ano com Libertadores, e se nâo me engano a copa nacional começa depois que termina ela ou quando a fase de grupos já se encerrou.

O grande entrave atual é o regional, e os amistosos da seleção marcados em datas erradas. Mas, nos demais países a quantidade de jogos e certos campeonatos que os clubes disputam também são desnecessários.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum