Fórum Brasfoot World Line
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guia das Funções do Lateral no Brasfoot

Ir para baixo

Guia das Funções do Lateral no Brasfoot Empty Guia das Funções do Lateral no Brasfoot

Mensagem por Convidado Seg Ago 25, 2014 4:20 pm

Dando prosseguimento com a série de guias, dessa vez é apresentado o estudo do lateral.

Guia das Funções do Lateral no Brasfoot Images?q=tbn:ANd9GcTZ0tQwzKnulggtjNmdv7CI1Jkvmwypte8TPZCnaSQ4vkz9ZFnm4vQJ1Uo7

Dados Iniciais

Posições: Defensor Lateral, Ala, Meia-Lateral e Ponta.
Slots: 6 (3 direitos e 3 esquerdos)

Na maioria das táticas temos 2 laterais.
Ambos tem como função atuarem nos flancos, cada qual apoiando ou defendendo. É possível muitas combinações com os laterais. Tudo dependerá da tática desejada.

Pode haver 2 laterais em cada lado do campo, o que totaliza 4 jogadores abertos.
Isso se formos levar em conta as formações simétricas. E os avançados laterais serão discutidos nesse guia, à partir da 2° parte. Podendo incrementar em mais um par de laterais.

Usando 1 lateral apenas em cada lado do campo, teremos mais jogadores atuando nas zonas centrais de campo. Deixando a equipe mais compacta e permitindo a maior criação de jogadas pelo meio.
Contudo, os laterais devem ter boas qualidades para jogarem quando precisarem apoiar, e também ao defenderem.

Muitas formações usam 2 pares de laterais ou companheiros laterais. Ela permite a cada um se ajudarem nas 3 fases de jogo, dividindo responsabilidades para que cada um possa ir de encontro com a sua maior especialidade ou necessidade.
Utilizando-nos da forma correta, os companheiros serão mais eficazes na criação de jogadas, possessão da bola, e na quantidade de finalizações.

Lateral Solitário

Se utilizar apenas um lateral em cada lado do campo, precisa se assegurar que eles irão saber defender, apoiar e atacar bem. Tipicamente, são posicionados profundamente para proverem com segurança o flanco, mas ele deve saber apoiar o ataque quando exigido.

Caso esteja na lateral do meio-campo com função ofensiva, ou como um ponta, terá de atacar também. E se tiver numa função defensiva, precisará defender.

Os pares de características e suas descrições, que correspondem aos laterais em suas funções são estes:

Defensor Lateral:
Defende mais.
Mar/Pas

Ala:
Apoia mais.
Cru/Vel

Ala Defensivo:
Equilibrado no ataque, suporte e defesa, podendo atuar como meia lateral.
Cru/Mar

Ala Completo:
Cru/Fin
Apoia e ataca com mais intensidade. Podendo atuar como meia lateral.

Meia Lateral:
Apoia mais.
Cru/Pas

Ponta:
Apoia mais.
Vel/Cru

Infiltrador:
Ataca mais. Atua exclusivamente nas zonas de ataque.
Vel/Dri

Pivô Lateral:
Apoia e ataca mais. Atua exclusivamente nas zonas de ataque.
Pas/Cab

Companheiros Laterais

Utilizando 2 pares de laterais, a contribuição individual será reduzida, entretanto as combinações de posições e funções será maior.

Quase todas as formações possuem laterais aprofundados na defesa e laterais atuando como meias-laterais, ou ainda mais avançados sendo pontas.

Com 2 alas não terá suficiente proteção na defesa, caso atuem com 2 zagueiros centrais.
Pelo fato de apoiarem mais as zonas laterais ofensivas, há a necessidade de terem defensores para cobrirem os flancos defensivos enquanto os alas permanecem avançados.
Uma exceção para esse caso é o 5-2-3 com pontas e 3 zagueiros centrais, reforçando o sistema defensivo.

Aqui temos duas questões a serem levantadas na hora de se escolher os companheiros laterais.
A primeira relaciona ao jogador lateral mais avançado. Quando sem a bola ele permanecerá aberto e apoiará o ataque por fora, sendo 1 elo para os jogadores centrais. E, tendo a bola, correrá pelo flanco, provendo o ataque através de cruzamentos para os jogadores centralizados, infiltrando, ligando o jogo, ou finalizando quando tiver oportunidade.

O ponta é instruído a correr pelo flanco. Já o meia lateral, e o ala defensivo podem centralizar um pouco e correrem pelas pontas. E o infiltrador e o pivô lateral centralizarem e cortarem por dentro.

A segunda questão é de como se alocar defensivamente, apoiar e atacar. O ideal é que as responsabilidades dos companheiros laterais estejam contrabalanceadas a esse respeito.
É inadivertido ter 2 laterais com mentalidade ofensiva, pois darão muito espaço para a oposição explorar. Também com 2 defensivos deixará de apoiar na corrida ao ataque. Também 2 que contribuam de forma desigual será inefetivo, pois irá sofrer na produtividade do ataque como resultado.
Essas diferentes situações tendo laterais solitários podem ser resolvidas acrescentando 1 par lateral no meio-campo para apoiar o ataque, ou dar mais suporte a defesa.
Inclusive, não é uma boa ideia ter laterais defensivos atrás de laterais ofensivos, por que resultará numa maior aproximação adversária. Sendo como solução nesse caso, que os defensivos sirvam de elo, e a característica de passe pode ajudar.
Requer atenção especial, ao se utilizar de 2 pares laterais, há menos que queira se defender a qualquer custo.

Tenha em mente que o par ou os pares laterais devem apoiar bem, e se conservarem sem serem defensivos demais na maior parte das vezes que atue de forma equilibrada.
A seguir, a forma de entrosá-los corretamente:

Formação de exemplo: 4-4-2, 4-1-2-2-1
Defesa lateral e meia lateral ou ponta:
O ponta ou o meia lateral irá ser o mais contribuidor no ataque, cruzando as bolas lateralmente, e o defesa lateral apoiará e dará suporte defensivo quando preciso.
Ex: DL mar/cru e ML cru/pas ou P vel/cru.

Formação de exemplo: 5-4-1, 5-2-3
Ala completo (ou defesa lateral, ala ou meia lateral) e ponta (ou pivô lateral).
O mais avançado lateral irá segurar sua posição, enquanto que o defensor aberto irá fazer a ultrapassagem, cruzando a bola sem tanta necessidade de se aprofundar até a linha de fundo.
Ex: AC cru/fin, ou DL cru/mar, ou ML pas/cru e P dri/pas, ou PL pas/fin.

Formação de exemplo: 4-5-1
Defensor lateral e meia lateral.
O mais avançado lateral irá segurar a posição sem a bola, enquanto que o defensor aberto irá ultrapassá-lo para servir de elo, podendo tabelar com ele. Com a bola o mais avançado correrá pelo flanco para cruzar, e o defensor aberto irá dar suporte.

Formação de exemplo: 5-2-3
Defesa lateral (ou ala, ou ala completo) e infiltrador (ou armador avançado).
O mais avançado lateral segurará a posição quando sem a bola, e proverá apoio aos meias centrais. Enquanto que o defensor aberto fará um elo, ultrapassando-no e fazendo leves cruzamentos. Tendo a bola, o mais avançado lateral cortará por dentro, e correrá pela oposição, enquanto que o defensor lateral correrá pelos espaços deixados no flanco.
Note que o armador avançado pode correr menos, mas criará mais chances.
E o ala sem velocidade ultrapassará menos, mas dará um pouco mais de suporte defensivo.
Ex: DL mar/pas, ou A cru/vel, ou AC cru/fin e I dri/pas, ou AA fin/arm.

Formação de exemplo: 4-1-3-2.
Defesa Lateral e Infiltrador
O mais avançado lateral é o principal contribuidor no ataque. Sem a bola permanecerá avançado, e tendo a bola cortará por dentro e correrá pela oposição.
O defesa aberto irá lhe dar suporte, e correrá pelo flanco para fazer a cobertura defensiva.
Ex: DL Des/Cru e I Dri/Fin

2° parte

Jogadores abertos e meias centrais

Escolhida as funções e os deveres para combinar os laterais, a seguir deve se atentar para os meias centrais e contrabalanceá-los numa tática.

Por exemplo, tendo um defensor lateral pode deixar a equipe vulnerável quando avança. É benéfico ter um meia central com característica defensiva, por que segurará a bola, deixando o lateral se aproximar. 2 meias centrais que segurem a bola é outra opção; des/arm. Ou 1 ofensivo e outro defensivo para balancear o meio-campo.

Seja como for, o ideal é ter ao menos 1 lateral mais conservador, que servirá para a função defensiva do time.
Dependendo dos jogadores avaliáveis e do estilo tático, havendo um lateral defensor que faça ultrapassagens dará dinâmica a equipe.

Estilos Táticos

É também importante ao se ter jogadores abertos com funções, mas não deixa de ser o fato de se ter laterais que se encaixem no seu estilo.

Para mentalidades defensivas:
Se estiver usando o contra-ataque terá bom proveito ao usar laterais que ao atacarem saibam pegar os laterais fora de posição ou desprevenidos. Em particular, a função do ponta saberá explorar bem os espaços avaliáveis pelo flanco.

Num estilo tático de passes mais diretos pela defesa seus avançados laterais permanecerão mais tempo ofensivos, permitindo os defesas laterais fazerem a ultrapassagem. Nesse caso poderão se aprofundar para cruzar as bolas. As segundas bolas, podem ser pacientemente trabalhadas caso tenha um meia atacante habilidoso. Não é necessário trabalhar nos 2 flancos, sendo 1 avançado lateral criativo o suficiente.

Como alternativa de se jogar pelo meio, utilizar laterais solitários poderá aumentar a chances de passes mais criativos pelo meio e se definir o controle das aréas centrais.

No ataque com pontas criativos utiliza-se meias laterais ofensivos e pontas que mais apoiem os que vêm de atrás. Ao invés de serem eles, os concluidores, segurarão mais a bola pare criarem chances. Além de tabelarem com os abertos defensivos que farão a ultrapassagem. Novamente, um flanco é o necessário numa postura defensiva. Fazendo do ponta a assinatura do camisa 10, dando ao time uma grande variedade de opções, como também conter numa grande oportunidade ao se optar por poder furar 1 flanco adversário em jogadas letais.

Guia das Funções do Lateral no Brasfoot Images?q=tbn:ANd9GcQ7E9HxFjhyiYcAea_gej0t1TdO_W-sYMkepweFshC-I4gpz81xhhWtOqoc

Para mentalidades ofensivas

No ataque pelos flancos deve se ter meias laterais velozes e habilidosos, que joguem em pontos altos do campo, avançando contra os abertos oponentes para cruzarem lateralmente, ou infiltradores para cortarem por dentro, indo atravês da defesa adversária.

Correndo através da defesa é um estilo tático similar que possui ponta com bom drible, ala defensivo e armador avançado. Para o par de laterais recuados, 1 ala completo e 1 ala são opções avaliáveis.

Se estiver utilizando o esquema tendo 1 homem de referência é preferível que o centro-avante tenha bom cabeceio e seja explorado os flancos para se efetuar os cruzamentos. O estilo tático ataque pelos flancos com infiltradores não é indicado ao se ter um homem referencial e isolá-lo no ataque. Ao invés disso, aproveitará a resistência e habilidade aérea para cruzar as bolas para ele, utilizando de pontas, meias laterais ou defensores laterais que cruzem bem, serem velozes será útil, pois não precisará abandonar tanto a sua posição, tornando-se um autêntico camisa 9 fixo e clínico dentro da pequena aréa ofensiva.

Poderá gostar ao utilizar laterais que cruzem profundamente ao homem de referência, que ainda servirá como apoio aos meias centrais.

Tendo 1 pivô lateral proverá o time ao ter 1 homem de referência no flanco. Pode ser útil quando o adversário têm abertos com baixa resistência ou defensores com pobre habilidade aérea.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos